sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A casa do João de Barro e seus filhotes


Era uma vez, um lindo jardim, com flores de todas as cores, joaninhas, borboletas e uma criança que todos dias ali brincava , até que um dia aconteceu algo inusitado, a criança encontrou no meio do canteiro de margaridas uma pequena casa de barro, quando se aproximou , teve uma grande surpresa, dentro dela vivia uma joaninha de asinhas amarelas com pintinhas pretas. A Joaninha era muito simpática e faladeira, logo convidou a menininha para visitar seu amigo João de barro.

João de Barro era o engenheiro civil mais conhecido das redondezas,segundo Dona Joaninha, sua fama devia-se as belas casas que ele vivia construindo pelo mundo! A menina, ansiosa em conhecer pessoa tão ilustre, aceitou o convite e saíram as duas pelo enorme jardim que ficava nos fundos da casa dela e se estendia por ampla região. Esclareço que a menina morava numa extensa área verde, cheia de bosques floridos. Parte superior do formulário

Então, saíram desatinadas ao encontro do João de Barro, porém elas andavam, andavam e nada de encontrar a casa do João de Barro , a menina percebeu que se distanciou muito da sua casa e ao  cair da noite ela começou a ficar preocupada, pois com certeza a esta altura o desespero tomara conta da  sua família. Mas a vontade de conhecer o João de Barro foi maior e então continuou sua caminhada com Dona Joaninha, de repente apareceu uma linda borboleta que lhes advertiu, dizendo:

-Dona Joaninha e linda menina, a noite aqui é muito perigoso, não temos iluminação ,pois os vagalumes foram todos para o alto da montanha visitar os filhos do João de Barro que acabaram de nascer!

   A criança curiosa, perguntou:

- A senhora sabe onde o João de Barro construiu sua nova casa? Estamos exaustas e acabamos nos afastando do jardim da minha casa, mas quero muito acompanhar minha amiga joaninha nesta visita, antes de voltar pra casa.

-A borboleta então respondeu:

-Claro! A casa que ele construiu fica no alto daquela montanha ,  é uma linda casinha de barro, na árvore mais alta que existe lá. Aliás nos últimos dias muitas borboletas , vagalumes, abelhas e outros bichinhos, sobrevoavam aquele lugar, pois, além da primavera estar chegando, a notícia do nascimento dos filhotes do João de Barro espalhou-se por todo região,mas , infelizmente tenho que lhes dar uma má notícia.

Dona Joaninha, intrigada, perguntou:

Que má notícia, poderíamos ter, com a primavera chegando e os lindos filhos do João de Barro que acabaram de nascer?

Então a borboleta disse:

- João de Barro ao acordar diante daquelas lindas borboletas, flores, abelhinhas colhendo mel, vagalumes piscando e brilhando feito estrelinhas  resolveu fazer o que ele mais gostava ,  mostrar  sua casa e seus lindos filhos que acabaram de nascer,só que ao cantar veio um mosquito e entrou em seu bico e o pobre veio a falecer engasgado,todos tentaram socorrê-lo, porém em vão.

As borboletas ficaram muito triste com a perda de seu amigo, mas em meio uma estação tão colorida e perfumada não desanimaram com a situação,assim decidiram alçar novos voos para conhecer outros lugares.

 Ao acabar de fazer tal relato, a borboleta convidou a Joaninha para acompanhá-la, pois ela iria se juntar com suas amigas e pegar carona nessa nova aventura.

A criança triste e também preocupada, perguntou:

-Joaninha você vai me deixar aqui sozinha?  

A joaninha respondeu:

-Amiguinha, tenho que ir e fazer alguma coisa pelos filhotes do João de Barro, afinal eles ficaram órfãos!

A menina disse:

-Você tem razão, sugiro que levem os filhotes com vocês nesta aventura, pois são pequeninos e frágeis, precisarão de cuidados, além de ser uma ótima oportunidade para se recuperarem de tamanha tristeza. Eu voltarei pra casa sozinha e quando você retornar para sua casinha no canteiro de margaridas, poderá me contar tudinho.

A menina despediu-se da borboleta e da joaninha e pegou o caminho de volta pra casa, pois seus pais com certeza estavam muito preocupados.

De repente escutou  alguém chamando:

- Aninha!

Quando estava  bem próxima daquela voz chamando, a menina escorregou num barranco, mas quando já estava deslizando sentiu que alguém a segurou firme pelo braço e não a deixou cair,era o seu primo Carlinhos,que também estava a sua procura,juntamente com os seus pais.

A esta altura  Aninha já estava preocupada em como explicar sua demora,então,enquanto faziam o caminho de volta,a menina ia narrando a sua aventura para o seu primo,qual não foi a sua surpresa,quando o Carlinhos lhe contou que seus pais estavam tão desesperados com seu desaparecimento,que convocaram a policia , os vizinhos e todos os outros familiares para encontrá-la.

Quando chegou em sua casa, teve que se explicar para seus pais e logo seu pai foi lhe dizendo:

-Acorda, Aninha! Já são sete horas, você está atrasada para ir a escola e hoje tem prova, heim!!!

A menina acordou meio atordoada sem entender nada, e pensou :

-Nossa ainda bem que acordei , sorte a minha assim não tomei bronca.

Ao sair de casa rumo a escola , já no meio do caminho,a menina viu numa árvore bem alta uma casinha de João de Barro e muito assustada e sem entender o que estava acontecendo disse:

-Nosaaaaaa será que foi um sonho? Terei que descobrir o que aconteceu, mas primeiro vou à escola e na volta procuro minha amiga e juntas vamos tirar esta história a limpo. E continuou a caminhada para escola,muito pensativa.

Nossa e os filhotinhos? Será que tive coragem de tirá-los de sua casinha? Será que eles estão sozinhos?Onde estarão seus pais? Será que acordei a noite e estive realmente naquele jardim?

Bom, depois da escola vou contar para minha amiga Carol e subimos na árvore  para ver se encontramos os filhotinhos. Será que  estão bem?

Na escola, Aninha nem prestava atenção na aula,fez a prova rapidamente, só tinha o pensamento voltado para aquela casinha de João de Barro que havia visto na arvore. Ao chegar em casa , ligou para sua amiga Carol, pediu para ela ir até lá; e contou-lhe tudo o que havia se passado. Após isso saíram as duas rumo a árvore com a casinha do João de Barro. Ao chegarem perto de um jardim da praça principal da cidade notaram que haviam pessoas que passavam por ali, de um lado para o outro e já passava das cinco horas da tarde. O sol ainda brilhava e fazia um calor escaldante, os cachorros andavam dispersos pela cidade. Aninha e Carol pararam para se refrescar debaixo de uma arvore que florescia , sentindo o perfume que exalava das flores que delicadamente envolvia o ambiente.

Carol teve uma ideia e disse à amiga Aninha:

-Vamos tomar uma água de coco? Está muito calor!!! Precisamos repor nossas energias, assim continuaremos nosso caminho, até aquela árvore, pois precisamos descobrir se dentro daquela casinha existem filhotes órfãos, ou se você só sonhou.

Aninha respondeu:

-Concordo com você Carol, mas vamos orando, pois JESUS vai nos ajudar.O que você acha?

- Acho maravilhosa a sua ideia!

Então, andaram por um longo tempo e pararam para descansar novamente, mas desta vez bem debaixo da árvore em que se encontrava a casinha do João de Barro.

Nem bem chegaram, começaram a ouvir um barulho, parecia passarinho,foi quando Carol falou:

- Deve ser os filhotes! Vamos subir para ver?

Elas subiram e ficaram surpresas em ver o João de Barro com seus filhotes.

As meninas ficaram muito felizes ao ver os filhotes  junto com o papai João de Barro, o qual estava cuidando muito bem dos seus filhinhos.

De repente ouviram seis badaladas do relógio da praça e Aninha lembrou que estava anoitecendo e que elas deveriam voltar pra casa imediatamente.

Desceram da árvore e foram pra casa felizes pela grande descoberta.

História construída coletivamente pelas alunas de Pedagogia Ead ( U.E.Morro Doce)da Fundação Herminio Ometto
 

34 comentários:

priscila cardoso disse...

Fiz a leitura da histórinha , para as minhas filhas elas simplesmente adoraram , ainda + quando eu disse que fiz parte da construção desse trabalho ...Vamos fazer outros iria adorar bj

Elaine Santana/Uniararas disse...

Adorei,parabéns a turma de pedagogia da Uniararas e a prof.Suse . Como estamos importante!!!

tatiana maria disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
tatiane maria disse...

BOM DIA !COMO NÃO IRIA PRESTIGIAR ESSE TRABALHO? A HISTORIA ESTA MARAVILHOSA, O MEU MATHEUS AMOU QUANDO O JUNIOR VOLTAR VOU LER PRA ELE.
PARABÉNS A TODAS!

BJK SUSE .

ro brito disse...

Fiquei feliz com o resultado,parabéns
a Suse e também as alunas de pedagogia da Uniararas

tatiana carvalho disse...

Ficou maravilhosa a história, fico muito feliz em saber que fiz parte da sua construção.

Elizabeth disse...

Ficou bacana a história pronta, vamos melhorar com certeza na próxima Suse.

Lilian Mendes disse...


Fiquei feliz com a publicação da nossa história,pois foi construída com as 23 alunas de pedagogia e a nossa Tutora; porém, como toda boa história; tinha que passar por um processo de correção e terminar perfeita como esta terminou,sem fugir da idéia criada por nós.Não posso deixar de comentar que quando começamos escrever pensei que não fosse dar certo, pois temos opiniões diferentes e maneiras diferentes de escrever. Realmente no início não deu muito certo ,pois, o que prevaleceu na escrita da parte construída por cada uma de nós, foi o momento que estávamos vivendo, o que gerou "pequenos erros" , porém de uma proporção muito grande se levado em consideração que alguns parágrafos comprometeram o desenrolar da história.Mas para quem nunca tinha feito uma história infantil teve o seu final feliz. Obrigada pela oportunidade de deixar meu comentário,Professora Susete Mendes.

Rosa Olinda disse...

Caramba!!! Parabéns turma D! depois de tantas broncas rs...valeu a pena ficou muito legal. O mais importante foi a liberdade de expressão de cada autora e os obstáculos vencidos por cada aluna, já podemos embarcar para segunda história.É, Suse Mendes você conseguiu! Parabéns pela turma que à você foi confiada!!!Deus ti a abençoe sempre! abraços

Joelma disse...

- fiquei um pouco ansiosa

Cleide disse...

A maior dificuldade de continuar a história foi a falta de comunicação com a colega que ficou responsável de enviar a mesma para mim. Depois sentir insegurança de escrever a história pelo fato que, depois que minha filha cresceu eu deixei de ler histórias infantins; além disso sentir uma grande responsabilidade pois a história estava só começando e eu precisava ser coerente porque outra pessoa ia continuar.
Apesar dos contratempos adorei o desafio, sinceramente desejo que tenhamos outras oportunidades como esta.

Elizabeth disse...

Ficou bacana a história pronta Suse, vamos melhorar com certeza da próxima vez porque da minha parte achei que fosse mais fácil afinal, era só para completar o paragráfo da outra e criar algo para dar continuidade, mas, quando se tem idéia do texto pronto é bem diferente do que dar prosseguimento ao que já está escrito antes, e é preciso dar sentido a história.
Achei também, um exercício muito bom para se praticar nossa pontuação e ortografia.
Parabéns pela iniciativa.

Sueli disse...

A idéia da história foi muito boa.Parabéns para Professora Suse e todas as alunas.Pois cada uma colocou seu ponto de vista,de uma forma bem diferente,com suas opniões tornando a história bem interessante.Também não podia deixar de falar que a forma como a história foi escrita foi bem legal.Pois utilizamos a internet,uma ferramenta de tecnologia,informação e comunicação que veio para facilitar a nossa vida.Está estratégia de ensino contribuiu muito para o aperfeiçoamento de nossas competências e habilidades de futuras educadoras. em A casa do João de Barro e seus filhotes

priscila cardoso disse...


Participar da construção dessa história , foi muito importante, para meu amadurecimento , pois tenho dificuldade para me expressar.Para dar continuidade na criação desta história não tive muita dificuldade pois já tinha em mente o que queria escrever , claro que alguns erros ocorreram , demoramos também um pouco em relação ao prazo mas cada um é um e cada um tem seu tempo, acredito que seja normal e estou certa que foi a primeira história das muitas que ainda construiremos , juntas ou separadas!O importante é tomar gosto pela escrita!Em breve estarei fazendo leitura para meus futuros alunos e orgulhosa mostrarei o NOSSO trabalho , que exemplifica tão bem um trabalho em grupo.Fiquei muito feliz pelo resultado .Agradeço a todas colaboradoras e a nossa querida Suse que nos orientou e acompanhou com carinho.

Elaine Santana/Uniararas disse...


Eu adorei ter essa experiência, mesmo com dificuldade de interpretação.Foi eficaz para o meu aprendizado.Tive o prazer de participar dessa história pela primeira vez em todo meu tempo escolar e muita satisfação de ver um blog bonito com textos da autoria da nossa turma de pedagogia e ainda com a minha participação!Agradeço minha tutora Susi por seu carinho e paciência que com toda sua habilidade e competência nos orientou e acompanhou na construção desta história.

tatiana carvalho disse...

Na construção da história de Aninha, estava insegura e ansiosa para realizar minha parte da história. Quando recebi fiz a leitura, e de inicio não tive nenhuma ideia do que escrever, como continuar,pois, a minha parte era a penúltima então, precisava dar um desfecho na história, pensei nas crianças que iriam ler aquela história e veio a ideia, de encontrar o João De Barro vivo e bem com os filhotinhos, para que as crianças aprendam que não se deve tirar os animais silvestres da natureza. Tive dificuldade na hora de colocar a ideia e nas palavras certas a usar afinal estava escrevendo para crianças onde precisa haver uma linguagem diferenciada. Mas, no final o resultado foi maravilhoso, fico muito orgulhosa por mim e por minhas colegas de sala.

maria aparecida disse...

Foi uma boa experiencia para aprimorar meus conhecimentos.A principio achei um pouco sem graça, mas na medida que a história foi se desenvolvendo foi ficando mais interessante. Com certeza as vindouras serão mais bem elaboradas , pois estaremos mais experientes.

Elaine Santana disse...

Esqueci de comentar,rsrsrs,amei nosso Blog ! Você é luz e brilhante,te admiro e tenho maior prazer em tê-la como minha professora. Beijos!

Joelma Marques disse...

Fiquei um pouco ansiosa e também senti medo de fazer colocações na historia que não estaria de acordo com o conteúdo anterior,porém a historia não estava bem detalhada no começo , em determinados momentos da historia algumas situações não faziam nenhum sentido; mas foi uma experiência muito boa para exercitar nosso potencial de produtor de texto e leitor, a partir desta atividade percebemos o quanto é importante a leitura , e como ela pode despertar não só o prazer mas também melhorar nosso desempenho na escrita .
Finalmente fiquei feliz com a conclusão da nossa historia e como podemos ver deu tudo certo com o esforço e a participação de todos!

Meire Caldeira disse...

A experiência foi boa, com na muita dificuldade, pois não tenho o costume de passar e-mail.
Mas foi interessante esta participação dos alunos na história, uns com mais dificuldades, outros com mais experiência.

Através desta atividade , além de aprender a construir texto coletivo, aprendi enviar e-mail e também como funciona um Blog, habilidades importantes para uma futura educadora que deve estar em sintonia com a modernidade e ficar atualizada com as novidades.

Suzi, obrigada pela paciência e o carinho que você tem com suas alunas, continue sempre assim com interesse de ensinar. Obrigada por saber entender as nossas dificuldades e fazer dos nossos erros nossa motivação para continuar aprendendo, pois é com os erros e acertos que conseguimos terminar esta histórinha e saberemos continuar escrevendo nossa história de vida.

koka soares disse...

achei ótima essa ideia,e fiquei feliz em fazer parte da mesma,apesar das dificuldades,mas é assim que se cresce e melhora no que se faz.estou ansiosa pela próxima AVENTURA DA ANINHA!

Rosangela Maria Uniararas disse...

Suse, que surpresa você fez para nós, adorei!
Até da vontade de viver neste jardim. Vamos ver qual é a próxima aventura da Aninha.Quanto a construção da história eu achei um pouco demorada e tumultuada, houve muitos erros ortográficos na elaboração do texto. Na parte que me coube, consegui fazer o parágrafo com facilidade porque segui a idéia anterior e ficou com sentido. O contexto da história era boa, mas depois da sua correção ficou ótima. Foi a nossa primeira, a próxima espero não ter tantos erros, acredito que foi por falta de prestar atenção e falta de domínio com o computador , pelo menos da minha parte.

Rosa Olinda disse...

A experiência foi boa para toda turma; porem geradora de conflitos internos e externos entre alunas, mas com grandes avanços de aprendizado. Conflitos que gerou medo, insegurança e incompreensão com as dificuldades das colegas na construção da historia e nas dificuldades com o (email) meio de comunicação usado por nós. Na minha experiência a ansiosidade foi o meu maior obstáculo, pois quando chegou minha vez de continuar a historia cometi erros que necessitou de correções. A experiência foi legal e aprovada em sala; à criatividade de cada aluna resultou em um grande aprendizado, sem falar na linda historia que fomos capazes de construir respeitando a livre expressão de cada colega de sala. Fico feliz pela coragem de cada uma diante do desafio lançado pela Tutora da nossa sala.

Rosangela Maria disse...

Suse,esqueci de falar sobre a decoração do blog, ficou muito bonito.Gostei de tudo,parabéns por seu trabalho e a dedicação que você está tendo conosco.

Professora Susete Mendes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Professora Susete Mendes disse...

Queridas alunas o Blog "As Aventura de Aninha", será nosso espaço de ação para o trabalho com Produção de Textos , no qual desenvolveremos essa prática de maneira reflexiva.O trabalho com produção de textos tem como finalidade formar escritores competentes e capazes de produzir textos coerentes, coesos e eficazes.Um escritor competente é alguém que:
o Ao produzir um discurso, conhece possibilidades que estão postas culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele que for apropriado a seus objetivos e à circunstância enunciativa em questão.
o Planeja o discurso e consequentemente o texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, sem desconsiderar as características específicas do gênero, é aquele que sabe expressar por escrito seus sentimentos, experiências ou opiniões.
o É capaz de olhar para o próprio texto como um objeto e verificar se está confuso, ambíguo, redundante, obscuro ou incompleto.

A eficácia da escrita se caracteriza pela aproxi¬mação máxima entre a intenção de dizer, o que efetivamente se escreve e a interpretação de quem lê.
Quanto a nossa primeira experiência , o que eu tenho a dizer é que durante o processo de construção da história pude observar dificuldades no que diz respeito à segmentação do texto em frases, ao agrupamento dessas em parágrafos e à correção ortográfica. Uma das prováveis razões dessas dificuldades para redigir pode ser o fato da falta de hábito de ler e escrever no dia a dia e da formação anterior de vocês.Outra grande dificuldade de uma maneira geral foi a falta de familiaridade com o uso da internet , em especial, enviar e receber e-mail´s. Também pude observar, uma relação tensa entre alguns membros do grupo e consequentemente a falta de diálogo tão importante e esclarecedora na construção coletiva de uma história.
Contudo a possibilidade de avaliar o percurso criador foi muito importante para a tomada de consciência das questões envolvidas no processo de produção de textos,pois permitiu que vocês expusessem suas idéais, preferências e dificuldades. Esse trabalho de explicitação permitiu que, no desenrolar da história, os apontamentos a partir da minha análise incorporasse à prática de reflexão de vocês, favorecendo um controle maior sobre o processo criador. Uma contribuição importante foi conhecer o processo criador de cada uma de vocês e poder saborear este resultado maravilhoso! Parabéns a todas! E continuemos nossa jornada com força, dedicação e muito amor!!!! A próxima aventura da Aninha é...

ro brito disse...

Gostei da idéia de criar uma história,mas tive dificuldade em continua-la pois ao ler achei sem sentido.Contudo ao ser feita correção tive uma melhor visão sobre o texto.
Acredito que a próxima será melhor porque com dedicação conseguiremos colocar em uma história começo,meio,e fim.
Agradeço a professora Susi por acreditar na capacidade das alunas.O blog ficou maravilhoso,espero lidar melhor com essa ferramenta indispensável.

ANA disse...

Quando soube que iríamos fazer uma história , fiquei preocupada, pensando sobre ,como ia fazer e o que escrever.Essa história foi um desafio, porque me senti insegura,houve uma dificuldade enorme para usar o e-mail e chegar até a colega, e isso me deixou muito mais ansiosa, porque dependia de mim para que as outras pessoas pudessem dar continuidade na história. Apesar de tudo, senti-me feliz por ter tido a oportunidade de participar. O resultado final ficou maravilhoso e eu contribui pra isso!

Sandra Elen disse...

Foi maravilhoso saber que a construção da história ocorreu pela participação e contribuição das alunas.Gostei dos personagens, do desenvolvimento, da criatividade e do desfecho que para mim foi surpreendente. Quando soube da atividade proposta pela Susi, fiquei com receio, por não saber o que fazer na incumbência de dar continuidade a história, foi um desafio, mas o sabor de superar cada obstaculo foi maior e descobrir que somos capazes de ir além dos limites que estabelecemos . Parabéns a todos pela conquista
5º semestre /Pedagogia

Catarina disse...

Fazer parte de uma atividade desde tipo,foi um desafio o qual no início me deu um pouco de medo.
Quando me vi diante do texto tive dificuldade de interpretar os parágrafos escritos por minhas colegas,mas mesmo assim tentei fazer minha parte,pois tenho que vencer o medo.
A professora fez leitura compartilhada do texto para realizar correção coletiva.
Foi comentada cada parte de cada aluno e feita a interpretação e, reescrita do texto observando-se alem dos erros ortográficos a construção de idéias.
Fiquei muito feliz com o resultado de um trabalho tão maravilhoso,construido em grupo.Percebi que o trabalho é difícil mas gratificante quando todos se envolvem.
Experiência maravilhosa parabéns a todas.

Enilsa disse...

Esse trabalho foi muito importante para melhorar meus conhecimentos quanto a produção textual.A minha grande dificuldade foi a interpretação do desenvolvimento da historia,alguns parágrafos ficaram desconexos, mas toda boa historia precisa passar por um minucioso processo de criação e correção e com esta não foi feita diferente.
Na sala de aula foi feito a leitura compartilhada pela professora e alunas envolvidas;cada parágrafo comentado e analisado para a devida correção e conexão das idéias apresentadas de forma a dar sentido e vida a nossa historia;o resultado não poderia ser melhor.
Fiquei feliz por ter participado e contribuindo mesmo sendo apenas com uma pequena parte.Percebi que o trabalho em grupo é importante e positivo,pois além de incentivar o diálogo promove respeito entre as pessoas.

francisca luzimar gomes de souza disse...


No dia que a professora disse que iríamos construir uma pequena história achei muito interessante, mas ao mesmo tempo fiquei um pouco ansiosa,pois não imaginava como seria quando chegasse minha vez, então todos os dias olhava na minha caixa de e-mail se minha colega de sala havia enviado a história para eu escrever a minha parte da história. Todas as alunas escreveam suas partes e quando terminamos enviamos para a professora, a qual leu junto conosco e foi esclarecendo algumas dúvidas, além de mostrar as correções necessárias, eu senti muita dificuldade, pois cometo muitos erros ortográficos, além de não dominar técnicas de construção textual.Sei que não fui muito bem mas valeu a pena por estar participando de algo tão importante para melhorar meu desempenho de leitura escrita, necessários para uma futura educadora.

Diana disse...


No primeiro momento que li o início da história,viajei para minhas origens,pois o primeiro parágrafo descreveu um pouco da minha infância, quando brincava com meus irmãos no sitio. Depois fiquei curiosa esperando minha vez,porém ao chegar , a história já estava totalmente modificada,fora do que imaginei.Apesar do percursso tumultuado da nossa história acredito que foi uma boa experiência, o resultado final foi uma "boa história", talvez não possamos dizer que teve um final emocionante, mas, podemos melhorar.

Joana disse...


Antes mesmo de ler a história já estava apreensiva, por saber que,a mesma teve início em um belo jardim,mas não sabia o rumo que havia tomado.Ao ler notei que,estava um pouco sem coerência textual,cheguei a pensar que não ia ter resultado positivo porém após leitura compartilhada realizamos a correção e ficou uma bela história onde todos participaram com entusiasmo.